atendimento de jovens e famílias

Livros, letras e descobertas
nos Pontos de Leitura

O letramento e o estímulo à leitura são eixos de atuação em todos os projetos da Fundação. Textos, leituras, pesquisas, novas referências se interligam nas ações que visam contribuir para a formação integral dos jovens e no apoio para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Destaque-se também o trabalho pelo acesso aos livros e à literatura. São Miguel Paulista tem um dos mais baixos índices de livros disponíveis para o público infantojuvenil e adulto da cidade de São Paulo: 0,08 por habitante na faixa etária de 7 a 14 anos; e 0,10 por habitante na faixa etária acima de 15 anos, segundo Observatório Cidadão, da Rede Nossa São Paulo, a partir de dados de 2010 da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Seade. O recomendado pela Unesco fica em, no mínimo, dois por habitante.

Além de diretriz transversal, a Fundação realiza duas ações diretas para acesso e estímulo ao universo da leitura: o Festival do Livro e da Literatura (leia mais em Programação Cultural) e a gestão do Ponto de Leitura do Jardim Lapenna e do Ponto de Leitura Tide Setubal, inaugurado em outubro de 2013, com a presença de Carlos Augusto Calil, secretário municipal de Cultura (leia mais no link).

Com a inauguração da nova unidade, a comunidade passou a contar com acervo com cerca de 10 mil títulos (5 mil em cada bairro), contação de histórias, conversa com autores e formações para profissionais do território interessados em usar o livro como instrumento de trabalho compõem as atividades desses espaços.

Quem passa pelo Ponto de Leitura recebe orientação para seus empréstimos e pode também ler os periódicos (revistas, jornais) no local. Mediações de leitura são realizadas diariamente, principalmente com as crianças que ainda não são alfabetizadas, aproximando a leitura do dia a dia dos frequentadores do ponto. Levar o livro para casa torna-se um hábito entre os inscritos. Em 2012, os dois pontos somaram 548 pessoas matriculadas, com 5.135 empréstimos realizados. Entre os favoritos dos adultos, Querido John, A Menina Que Roubava Livros, Capitães de Areia. Para o público jovem, Diário de um Banana e a saga de Harry Potter ganham a preferência. Entre as crianças, A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho, Gabriel já para o Banho e Esconde-Esconde na Escola.

Além dos empréstimos, as contações de história e os encontros com autores fomentam o gosto pela leitura nesses espaços. Para se ter ideia, durante o Festival do Livro e da Literatura, mais de 600 crianças participaram das atividades de contação de história, organizadas pelo Ponto de Leitura do Jardim Lapenna.

O Ponto realizou outras quatro sessões, com média de 150 pessoas por evento. Apoiar a formação de profissionais que possam contribuir com a aproximação da comunidade com a literatura também está entre as atividades do Ponto de Leitura. Em 2012, a equipe do Ponto trabalhou a sensibilização de agentes de saúde sobre o uso da leitura em situações de crise.

Com três anos de atividades no Jardim Lapenna, o Ponto de Leitura estabelece-se ano a ano como um espaço de promoção de eventos culturais baseado no livro e na literatura e esse é o desafio para o Ponto de Leitura Tide Setubal, que realizou suas primeiras ações nos últimos dois meses do ano em um trabalho de aproximação com a comunidade. Para 2013, estão programados saraus, contações e muito mais.

Gustavo Porto