Os jovens formam o principal público das ações da Fundação Tide Setubal. Eles estão no centro da nossa atuação e nos interligam às escolas, às famílias e às redes do território. Essa interligação nasce no trabalho de atendimento direto realizado pelos núcleos, que busca contribuir para o desenvolvimento de forma intersetorial (saúde, assistência social, cultura, educação).
Segundo pesquisa do Observatório Cidadão, da Rede Nossa São Paulo, São Miguel concentra apenas 1,11% dos centros de cultura, 0,87% de equipamentos públicos de esporte da cidade, só há teatros nos CEUS, e não há museus nem cinemas. Entre os jovens com 16 anos ou mais, 4,11% são analfabetos funcionais, 6,65% dos alunos do fundamental apresentam defasagem entre idade e série que cursam, e 16,38% dos filhos que vivem nesta região são de mães de 19 anos ou menos. (...)
Formar integralmente o jovem é também olhar para sua base. Nesse sentido, o Programa Ação Família trabalha visando fortalecer a condição psíquica dos participantes e incentivando formas diversificadas para rever limites e desafios para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem em vulnerabilidade. (...)
Mudar uma realidade implica transformar-se culturalmente, com novos olhares para atitudes, contextos e referências. A metodologia de formação do grupo de teatro do Núcleo Arteculturação insere a cultura como base para descobertas e mudanças, em um processo de reflexão, ampliação de repertório e construção coletiva.(...)
O letramento e o estímulo à leitura são eixos de atuação em todos os projetos da Fundação. Textos, leituras, pesquisas, novas referências se interligam nas ações que visam contribuir para a formação integral dos jovens e no apoio para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Destaque-se também o trabalho pelo acesso aos livros e à literatura. (...)
Não é raro quem passa pelo Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapenna, ouvir música. São sons e vozes das atividades do Núcleo de Música e Luteria, do Arteculturação. Percussão, canto e coral, violão, construção de instrumentos são atividades que buscam proporcionar o aprendizado musical, mas também propõem uma reflexão sobre a realidade cultural. (...)
As atividades esportivas também contribuem para formação integral dos jovens no projeto Clube Escola. Nas quadras do Clube da Comunidade Tide Setubal, parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, as aulas para as turmas de futebol de campo, futsal, vôlei, handebol e basquete reúnem meninos e meninas em atividades que trabalham os fundamentos esportivos (...)
O Projeto Espaço Jovem, do Núcleo Mundo Jovem, realiza oficinas com público de 12 a 18 anos sobre temas como identidade e diversidade, sexualidade, família e drogas, usando linguagens como teatro, cinema, música, debates e desenhos. Essas discussões buscam colaborar com o fortalecimento de projetos de vida autônomos e qualificados desses adolescentes e jovens, pela reflexão sobre suas escolhas e também sobre o entorno. (...)
Lançada em 2012, Educomunicação em Movimento, publicação que sistematiza a metodologia de trabalho do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar (NCC), traz em seu título a tradução do trabalho que coloca a comunicação e a educação a serviço da comunidade. Quando se produz comunicação de forma conjunta (...)