Núcleos envolvidos
(Clique aqui e saiba mais)

atendimento de jovens e famílias

Esporte e movimento na formação
de crianças e jovens

As atividades esportivas também contribuem para formação integral dos jovens no projeto Clube Escola. Nas quadras do Clube da Comunidade Tide Setubal, parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, as aulas para as turmas de futebol de campo, futsal, vôlei, handebol e basquete reúnem meninos e meninas em atividades que trabalham os fundamentos esportivos sem deixar de lado valores como solidariedade, cooperação, respeito mútuo e convivência. Já no Galpão de Cultura e Cidadania, essa composição é formada pelas aulas de dança e de capoeira. O xadrez, oferecido nos dois espaços, se torna uma mania entre as crianças, que, em 2012, marcaram presença no 12º Festival de Xadrez Gigante.

Os esportes são força agregadora nos espaços comunitários. No CDC Tide Setubal, além das aulas diárias, com cerca de 930 alunos, eventos como o Festival de Esportes reúnem as escolas do entorno em momentos de confraternização esportiva. Com o tema Olimpíada de Londres, a quarta edição do festival contou com a participação de mais de mil alunos da rede pública (EMEF Dr. João Augusto Braves, Mini Balnerário Almirante Pedro de Frontim) e de organizações locais (Instituto Esporte e Educação). Além da competição, exposições apresentaram a diversidade cultural e plural dos jogos olímpicos, por meio de desafios de jogos de palavras cruzadas.

Pluralidade presente nas aulas de dança do Galpão de Cultura e Cidadania com seu trabalho voltado à descoberta de ritmos e movimentos da cultura afro e indígena, que perpassa não só a expressão corporal, mas também pesquisas sobre músicas e vestimentas. Essa valorização cultural embasa também os encontros de capoeira. Por meio do resgate e valorização da cultura afro-brasileira, os alunos entraram em contato com a história da capoeira regional e de seus percursores. O desenvolvimento de atividades físicas foi acompanhado pelo aprendizado das principais músicas e toques de berimbau.

O atendimento realizado nos dois espaços busca envolver as famílias nas ações realizadas com os participantes de todas as atividades. Encontros semestrais são uma forma de compartilhar as conquistas e os desafios dessa fase de aprendizado. Em 2012, essa prática, comum às famílias do Clube da Comunidade, ganhou força no Galpão de Cultura e Cidadania, que reuniu mais de 200 crianças em suas atividades durante o ano. As famílias dos alunos participaram como espectadores das apresentações, mas foram além com o envolvimento nas produções de roupas, alimentação e cenários das festas no espaço, em um verdadeiro encontro do Galpão com seu entorno.