A educação é eixo fundamental na concepção de desenvolvimento local sustentável e oferecê-la de forma integral é possibilitar um salto nas oportunidades para os jovens. Nos territórios vulneráveis, a escola, em muitos casos, é o único equipamento público acessado por eles. Ao seu lado, estão as organizações da sociedade civil, atuando, geralmente, no contraturno escolar, na tentativa de diversificar temas e oportunidades.
Inovar e renovar as formas de ensinar e aprender, com olhar para novas tecnologias e para a cultura local, transpor os muros da escola, conectando-a a outras ações do bairro, ampliar o tempo dos jovens em atividades de construção do conhecimento são ações que podem fortalecer essas instituições na criação de um território educativo.
A Fundação Tide Setubal acredita que, por meio de parcerias formativas, é possível traçar esse caminho, potencializando assim as oportunidades de transformação pela educação. O trabalho desenvolvido com as escolas públicas, em 2012, disseminou as metodologias de comunicação e de temas da juventude. (...)
As parcerias estabelecidas pelos núcleos com as escolas públicas da região formam um elo importante na multiplicação de metodologias para melhoria da qualidade do ensino, com novas formas de ensinar e aprender, e no fortalecimento da relação escola-território-família. (...)
Em um território vulnerável amplo, as organizações da sociedade civil somam esforços em uma rede capaz de diversificar o atendimento e as oportunidades à comunidade. Fortalecer essas iniciativas em São Miguel é uma forma de contribuir para ampliação das ofertas a crianças e jovens da região. (...)