Núcleos envolvidos
(Clique aqui e saiba mais)

atendimento de jovens e famílias

Comunicação, educação, conexão e cidadania

Lançada em 2012, Educomunicação em Movimento, publicação que sistematiza a metodologia de trabalho do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar (NCC), traz em seu título a tradução do trabalho que coloca a comunicação e a educação a serviço da comunidade. Quando se produz comunicação de forma conjunta, em prol do desenvolvimento humano e do fortalecimento do sentido de pertencimento, ela é viva e se transforma constantemente, revelando o olhar de seus produtores para a realidade local.

Essa diretriz norteia as ações do NCC na atuação direta com os jovens do Projeto Intermídia Cidadã, e também no trabalho realizado em parceria com educadores e educandos da rede pública, no projeto Rede Jovem Comunica (leia mais em Fortalecimento das Escolas Públicas). Os dois projetos interligam diferentes pontas do território, vídeos, blogs, rádios de rua e jornal comunitário, na reflexão sobre a realidade e a mobilização pelo desenvolvimento local.

O letramento perpassa todas as atividades e foi a partir do desafio de colocar a produção textual e a leitura entre os alunos de futebol do Clube da Comunidade Tide Setubal que nasceu o projeto Sintonia Cidadã, que posteriormente ganhou novo escopo como Intermídia Cidadã.

A prática esportiva foi o pontapé inicial para os jovens se aproximarem da comunicação. A narração e os comentários para os jogos do clube foram as primeiras produções do grupo, que, antes de colocá-las em prática no “show do intervalo”, foram redigidas e preparadas com roteiros. O grupo conquistou também uma editoria de esportes no jornal comunitário A Voz do Lapenna.

NCC



A dinâmica da formação fez com que os participantes chegassem à conclusão de que tratar apenas de esportes era muito pouco. Surgiu o desejo de estar mais atento às questões da comunidade, a mobilização política e comunitária. Esse salto originou o projeto Intermídia Cidadã, que busca aliar práticas comunicacionais a intervenções no espaço público, que promovam a reflexão sobre a relação local-global, a comunidade e o poder público.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho, que já era parceira do projeto esportivo, 15 jovens foram então selecionados para o Intermídia Cidadã. A conexão com as questões do bairro se fez por meio das produções dos jovens para o Fórum dos Moradores do Jardim Lapenna (leia mais em Mobilização).

A TV Lapenninha é um dos exemplos da produção dos jovens. Produzida pelo Intermídia, ela envolve crianças e adolescentes na criação de peças educativas audiovisuais para provocar reflexões e contextualizar discussões entre os moradores e o poder público, no Fórum dos Moradores do Jardim Lapenna e Adjacências.

Na rádio de rua, com seis edições realizadas em 2012, os jovens levam para a feira do bairro programas com temáticas de interesse dos moradores. Saúde, educação, habitação, sustentabilidade foram assuntos apresentados por meio de reportagens pré-produzidas e com o debate ao vivo, realizado com a apresentação e mediação dos jovens e a presença de especialistas. As páginas do jornal A Voz do Lapenna também levaram para as ruas diferentes pautas com a missão de informar, formar e mobilizar a comunidade para os desafios do bairro.

A experiência dos jovens se interligou também à comunicação institucional da Fundação Tide Setubal, com o apoio a diferentes coberturas de eventos, entre elas a do Festival do Livro e da Literatura, que contou com o olhar dos integrantes do Intermídia Cidadã, em ações via Facebook.