Há três anos, no mês de outubro, o bairro de São Miguel amanhece coberto de frutos literários. Das árvores “florescem livros”, doados por pessoas das diferentes regiões da cidade, que sinalizam o início do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel. A colheita é feita pelos moradores. Além dos livros, o evento traz para a zona leste uma programação recheada de atividades de acesso ao livro e à literatura com conversa com autores, intervenções artísticas, saraus, contação de histórias, venda e troca de livros.
Em 2012, o Festival reuniu mais de 14 mil pessoas em 60 atrações distribuídas em 23 pontos diferentes do bairro. Sete escolas públicas envolveram seus alunos e suas produções literárias como parte da programação. Coletivos culturais da região também participaram da produção do evento, assim como a Universidade Cruzeiro do Sul, a USP Leste, o Senac Itaquera e o Sesc, entre outros parceiros. (...)
Pelo sexto ano consecutivo, o Encontro de Cultura Hip Hop reuniu centenas de pessoas no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal, em São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP). No sábado, 28 de abril, foram 12 horas de programação cultural, com grafitagem em muros, apresentações de DJs e grupos de rap. (...)
O 6° Encontro de Cultura Caipira propiciou uma viagem pela cultura nacional, por meio de comidas, bebidas típicas, brincadeiras, além de música e dança. De 22 a 24 de junho, o CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, recebeu centenas de pessoas, que apreciaram apresentações de danças regionais, como jongo, congada, maracatu, fandango e moçambique. (...)
No fim de semana de 7 e 8 de julho, o Galpão de Cultura e Cidadania entrou no clima de São João. A comunidade do Jardim Lapenna se divertiu ao som do forró de pé de serra, da viola caipira e dos grupos tradicionais de maracatu e congada. Também dançou junto com as quadrilhas e o grupo de dança afro, formados pelas crianças que frequentam o Galpão. (...)
A terceira edição da maior festa do livro e da literatura de São Miguel Paulista ocupou 23 pontos diferentes do bairro e arredores em 2012. Nos dias 8 e 9 de novembro, mais de 60 atrações diferentes tomaram espaços como praças, bibliotecas, Mercadão, pontos de ônibus, escolas, clubes e estação de trem, envolvendo o público com conhecimento e muita emoção. (...)