Ao eleger o desenvolvimento local como sua missão, a Fundação Tide Setubal se colocou um desafio ainda maior do que a oferta de serviços de qualidade à população: agir em conjunto com diversos atores que, somados e com propósitos comuns, vislumbram a possibilidade de transformar a realidade na qual estão imersos.
Mas como compreender que mudança é essa? Como equilibrar as motivações individuais com valores éticos e de justiça social? De que forma avaliar se os interesses identificados caminham na direção do bem-estar coletivo?
Com essas inquietações e o reconhecimento das enormes desigualdades de acesso aos bens sociais presentes na região, a Fundação passou a traçar caminhos para a organização da comunidade em espaços de diálogo, troca de informações e participação para criar condições de discussão pública sobre direitos e deveres e para promover a interação entre instituições e agentes locais, capazes de articular outros atores sociais, entre eles, o poder público. (...)
Criado há três anos, o Fórum dos Moradores do Jarim Lapenna foi rebatizado em 2012. Fole, o nome escolhido, é uma referência à sanfona, que trabalha em harmonia com os demais instrumentos em uma orquestra. À harmonia soma-se a força, que gera o som, ambas presentes no processo de mobilização e articulação ao qual o Fórum se conecta. (...)
Contribuir para a efetividade de políticas públicas de atendimento à populaçào e ampliar o número de equipamentos são formas consistentes de melhorar a qualidade de vida em territórios de alta vulnerabilidade. Nesse sentido, além do trabalho formativo e informativo para o empoderamento da comunidade, os núcleos da Fundação Tide Setubal (...)