atendimento de jovens e famílias

Atendimento

Os jovens formam o principal público das ações da Fundação Tide Setubal. Eles estão no centro da nossa atuação e nos interligam às escolas, às famílias e às redes do território. Essa interligação nasce no trabalho de atendimento direto realizado pelos núcleos, que busca contribuir para o desenvolvimento de forma intersetorial (saúde, assistência social, cultura, educação).

Segundo pesquisa do Observatório Cidadão, da Rede Nossa São Paulo, São Miguel concentra apenas 1,11% dos centros de cultura, 0,87% de equipamentos públicos de esporte da cidade, só há teatros nos CEUS, e não há museus nem cinemas. Entre os jovens com 16 anos ou mais, 4,11% são analfabetos funcionais, 6,65% dos alunos do fundamental apresentam defasagem entre idade e série que cursam, e 16,38% dos filhos que vivem nesta região são de mães de 19 anos ou menos.

Ainda é possível identificar, pela escuta dos educadores no dia a dia com os jovens, o desafio de estabelecer relações de diálogo e da participação coletiva em um cenário onde a violência, muitas vezes, prevalece.

No contraponto a esse contexto, cultura, comunicação, esportes, lazer e espaços de reflexão e construção de referências sobre temas como drogas, violência, sexualidade e cidadania são bases para atividades de atendimento realizadas pela Fundação para a redução da vulnerabilidade social dos jovens, impactando em sua formação de modo integral.