ação família

Oficina Escola de Culinária oferece oportunidade de geração de renda

A Oficina Escola de Culinária Jardim Lapenna, promovida pelo Programa Ação Família, comemorou três anos de oferta gratuita de módulos formativos em culinária para a população de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, e do entorno. Uma das conquistas de 2012 foi a aprovação do projeto na seleção do edital do Instituto Lojas Renner.

Com o apoio financeiro desse novo parceiro, foram realizados 21 módulos de qualificação, voltados para a geração de renda, ministrados pelo Sesi, a aproximação com microempreendimentos da área de alimentos do Fundo Zona Leste Sustentável, continuidade do encontro anual com a chef Mara Salles, além de melhoras na infraestrutura do espaço, localizado no Galpão de Cultura e Cidadania.

Sorvetes italianos, Páscoa, Comida de Boteco II, Festa para o Período da Manhã (Brunch), Confeitaria Nacional, Lembrancinhas Comestíveis para Ocasiões Especiais, Pratos Especiais de Inverno, Pães Especiais, Programa Alimente-se Bem – Especial Festa Junina, Bolos de Vitrine II, Série Receitinhas para Você – Chocolates, Comida de Boteco III, Salgados Tradicionais para Festa, Docinhos Tradicionais e Contemporâneos para Festa, Especial de Minibolos – Cupcakes, Pratos do Dia a Dia, Kit Festa Infantil, Especial de Natal e Alimente-se Bem – Especial de Natal estavam no cardápio do ano.

A partir de escutas e conversas com as participantes dos cursos, entraram na programação três módulos específicos sobre Técnicas de Congelamento de Alimentos, Técnicas Dietéticas e Culinária Avançada – Cardápios do Trivial ao Sofisticado e Como Montar uma Festa Infantil, para quem atua ou deseja trabalhar na área.

Fotos: Gustavo Porto



A partir de escutas e conversas com as participantes dos cursos, entraram na programação três módulos específicos sobre Técnicas de Congelamento de Alimentos, Técnicas Dietéticas e Culinária Avançada – Cardápios do Trivial ao Sofisticado e Como Montar uma Festa Infantil, para quem atua ou deseja trabalhar na área.

Após a realização do módulo de Congelamento de Alimentos, as participantes relataram o aumento da produção e os novos compromissos comerciais. Isso se deu pelo fato de o aprendizado da técnica de congelamento permitir a produção em maior escala, proporcionando o estocamento de alimentos e garantindo sua qualidade.

Com o propósito de proporcionar às mulheres vivências e conexões com o mundo do trabalho, no mês de dezembro foram programadas visitas monitoradas a quatro empreendimentos ligados à área de alimentação, geridos por empreendedores com trajetórias muito semelhantes às das mulheres que têm passado pelas qualificações profissionais na Oficina Escola de Culinária. Os empreendimentos selecionados para a visitação foram a Costume Popular – empreendimento voltado para a produção de comidas, formação em gastronomia e artesanato; Bell’s Tapioca – empreendimento voltado para produção e venda de tapioca no Mercado Municipal de São Miguel Paulista; Je Suis Gastronomia – empreendimento especializado em coffee-break coorporativo; e a Chocólatra – empreendimento voltado à produção e venda de doces e salgados. Nas visitas, foram abordados temas como produção e venda dos produtos, atendimento ao cliente, apresentação do produto e pessoal, padronização dos produtos e do atendimento, diferencial dos empreendimentos para permanência no mercado, qualificação profissional, importância da profissionalização do empreendimento, entre outros assuntos.

A Oficina Escola de Culinária ofertou, em 2012, 720 vagas para a qualificação e o aperfeiçoamento profissional de mulheres do território, em 21 módulos (40 vagas por módulo) realizados pelo Sesi-SP, além de mais 40 vagas ofertadas para cursos específicos com dois chefs de cozinha. Do total de 720 vagas de qualificação e aperfeiçoamento profissional ofertadas, 661 pessoas foram atendidas e certificadas, e cursaram, em média, quatro módulos/cursos cada.

Fotos: Divulgação