Núcleos envolvidos
(Clique aqui e saiba mais)


Mobilização e articulação

Fórum dos Moradores do Jardim Lapenna (Fole)

Criado há três anos, o Fórum dos Moradores do Jardim Lapenna foi rebatizado em 2012. Fole, nome escolhido, é uma referência à sanfona, que trabalha em harmonia com os demais instrumentos em uma orquestra. À harmonia soma-se a força, que gera o som, ambas presentes no processo de mobilização e articulação ao qual o Fórum se conecta.

Ano a ano, esse espaço fortalece sua identidade e se legitima no território pela articulação com o poder público, lideranças e moradores, pelas conquistas diante das demandas da comunidade e pelo seu viés pedagógico, que impulsiona o aprendizado sobre participação democrática e controle social.

As conquistas na área de saúde e de educação, com o início do atendimento do Programa Saúde da Família no bairro e a construção do CEI Jardim Lapenna, em 2012, revelaram na prática a força da comunidade. Resultados que aumentaram a autoestima dos moradores e, por consequência, a busca pela ampliação da participação.

Como um dos membros articuladores do Fole, realizado mensalmente no Galpão de Cultura e Cidadania, a Fundação uniu dois núcleos na parceria com os moradores: Comunicação Comunitária e Ação Família, alinhando suas atuações ao objetivo estratégico de impactar na melhoria do planejamento urbano e na participação ativa da comunidade.

O “ajuntório” foi uma das novas atividades focadas na instrumentalização para apropriação e empoderamento da comunidade. Antes do encontro mensal, moradores e especialistas nos temas em questão no Fórum se encontram para preparar a pauta e elaboram, conjuntamente, ofícios a serem encaminhados ao poder público.

Jovens do Projeto Intermídia Cidadã se uniram ao grupo e passaram a produzir peças de comunicação educativas, como vídeos explicativos, não só para convocar as vontades do público, mas também para traduzir de forma didática questões que vão do funcionamento da cidade ao acompanhamento das ações governamentais.

Os jovens são responsáveis também por difundir esse debate, após os encontros do Fole, em outros veículos comunitários, como o jornal A Voz do Lapenna, produzido por eles, distribuídos no bairro. A Rádio de Rua, realizada nas feiras de domingo, também contribui para a propagação dos debates pela vizinhança. Em 2012, foram três edições do jornal e seis da Rádio de Rua.

A presença do poder público também é frequente e decisiva para fomentar a participação dos atores. O Fórum já contou com o secretário municipal de Educação, secretário adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos, secretário municipal de Cultura, subprefeito de São Miguel Paulista, diretora de Planejamento da Diretoria Regional de Educação, defensor público, entre outros.

A urbanização e o saneamento básico permearam os debates e as reivindicações durante o ano. Foram oito encontros com participação média de 60 pessoas em cada um e encaminhamento de 23 ofícios. Representantes da Sabesp estiverem presentes em vários encontros e a construção do coletor tronco, meta fundamental para o saneamento na região, já foi 80% realizada, e segue com as obras das vias secundárias, em 2013. O Fórum acompanhou também a construção e implantação do CEI Jardim Lapenna, inaugurado em fevereiro de 2013, com atendimento de 370 crianças da região.

A maior conquista que vemos ocorrer, pouco a pouco, entretanto, vincula-se ao resgate da potência das pessoas, que passaram a se valorizar mais, a se reconhecer como sujeito de direitos e defender sua dignidade humana.

Fotos: NCC