Núcleos envolvidos
(Clique aqui e saiba mais)

Mobilização e articulação

Redes e fóruns na conexão de ideias e compromissos

Contribuir para a efetividade de políticas públicas de atendimento à população e ampliar o número de equipamentos são formas consistentes de melhorar a qualidade de vida em territórios de alta vulnerabilidade. Nesse sentido, além do trabalho formativo e informativo para o empoderamento da comunidade, os núcleos da Fundação Tide Setubal atuam na articulação de redes locais. Nesses espaços, compartilham aprendizados e metodologias desenvolvidas em suas ações diretas e constroem novos saberes de forma conjunta e intersetorial.

Estabelecer uma rede de proteção, conectando instituições de Itaquera, São Miguel, Ermelino Matarazzo e Guaianazes, é o objetivo da Rede de Proteção Social da Criança e do Adolescente, projeto desenvolvido em parceria com a Associação da Criança Deficiente de Ermelino Matarazzo, com apoio da Fundação Tide Setubal. Essa ideia amplia o escopo do curso de formação de Conselheiros Tutelares, realizado nos últimos quatro anos.

O Programa Ação Família e o Núcleo Mundo Jovem integraram essa articulação adicionando ao debate a experiência do trabalho para o fortalecimento das famílias e para o desenvolvimento psicossocial dos jovens. Em um subgrupo com as organizações de São Miguel – Maristas, Instituto Alana, EMEF Capistrano Caucásica e Capistrano Abreu, conselheiros tutelares e profissionais das Unidades Básicas de Saúde –, elaboraram um seminário com as práticas locais, os desafios e as conquistas no atendimento às famílias. Essas reflexões geraram conteúdo para o diálogo com os grupos das outras regiões.

Foram 29 encontros da Rede de Proteção, com a participação de 347 pessoas. A melhor compreensão do Estatuto da Criança e do Adolescente, a aproximação com os Conselhos Tutelares, a redação de documento encaminhado à Câmara Municipal reivindicando equipamentos públicos para Itaquera e a multiplicação das temáticas de proteção na equipe das instituições participantes são resultados deste primeiro ano de trabalho.

No contexto da violência no território, o Programa Ação Família integra a iniciativa de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Educação no Fórum de Prevenção à Violência de São Miguel. Por meio de seminários, técnicos, educadores e representantes da sociedade civil participam desse espaço formativo e de encaminhamentos para demandas trazidas pelo grupo. Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual, faces da violência na rede local e violência contra a mulher foram debatidos durante o ano de 2012.

Na dimensão da educação para o desenvolvimento do território, o Núcleo Mundo Jovem integrou o Fórum de Órgãos Públicos e Organizações da Sociedade Civil do Jardim Helena, no qual o tema se alinha à saúde, assistência social, segurança, entre outros. A organização do Seminário Educação como Desenvolvimento Local: Desafio para a Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes em Território de Alta Vulnerabilidade foi uma das principais ações do grupo em 2012.

Com a presença de 250 pessoas, as apresentações de vários segmentos mapearam desafios no atendimento aos jovens. O estudo Educação em Territórios de Alta Vulnerabilidade Social na Metrópole, iniciativa da Fundação Tide Setubal, Cenpec e Fundação Itaú Social, os sintetizou: “quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas”. Alinhado a isso, em 2013, o Fórum quer dar continuidade a planos conjuntos para fortalecer a troca de experiências e as decisões conjuntas dos atores de diferentes setores diante das demandas dos jovens, integrando poder público, organizações da sociedade civil e comunidade.