fortalecimento local

Fortalecimento das instituições locais

A educação é eixo fundamental na concepção de desenvolvimento local sustentável e oferecê-la de forma integral é possibilitar um salto nas oportunidades para os jovens. Nos territórios vulneráveis, a escola, em muitos casos, é o único equipamento público acessado por eles. Ao seu lado, estão as organizações da sociedade civil, atuando, geralmente, no contraturno escolar, na tentativa de diversificar temas e oportunidades.

Inovar e renovar as formas de ensinar e aprender, com olhar para novas tecnologias e para a cultura local, transpor os muros da escola, conectando-a a outras ações do bairro, ampliar o tempo dos jovens em atividades de construção do conhecimento são ações que podem fortalecer essas instituições na criação de um território educativo.

A Fundação Tide Setubal acredita que, por meio de parcerias formativas, é possível traçar esse caminho, potencializando assim as oportunidades de transformação pela educação. O trabalho desenvolvido com as escolas públicas, em 2012, disseminou as metodologias de comunicação e de temas da juventude. Em um movimento de pensar o território e de ampliar conceitos sobre diversidade, família e identidade, o Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar e o Núcleo Mundo Jovem contribuíram com a relação da escola com sua região e da relação professor-aluno. Já o Programa Ação Família trabalhou pela aproximação família-escola, fundamental para o desempenho dos alunos.

Na relação com as organizações sociais, o fortalecimento seguiu duas vertentes: assessoria e edital de formação. Na primeira, os núcleos Mundo Jovem e de Comunicação Comunitária, em um trabalho conjunto com o Programa Jovens Urbanos, deram suporte para a implementação de ações propostas pelos educandos no território. Na segunda, dez organizações selecionadas pelo edital de apoio da Fundação Tide Setubal, na sua quarta edição, passaram por formação focada na criação de planos educativos, que trouxe novas referências, teóricas e práticas, para o aprimoramento do trabalho desenvolvido.