Núcleos envolvidos

(Clique aqui e saiba mais)

Programação Cultural

Há três anos, no mês de outubro, o bairro de São Miguel amanhece coberto de frutos literários. Das árvores “florescem livros”, doados por pessoas das diferentes regiões da cidade, que sinalizam o início do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel. A colheita é feita pelos moradores. Além dos livros, o evento traz para a zona leste uma programação recheada de atividades de acesso ao livro e à literatura, com conversa com autores, intervenções artísticas, saraus, contação de histórias, venda e troca de livros.

Em 2012, o Festival reuniu mais de 14 mil pessoas em 60 atrações distribuídas em 23 pontos diferentes do bairro. Sete escolas públicas envolveram seus alunos e suas produções literárias como parte da programação. Coletivos culturais da região também participaram da produção do evento, assim como a Universidade Cruzeiro do Sul, a USP Leste, o Senac Itaquera e o Sesc, entre outros parceiros.

O Festival revela o posicionamento da cultura na atuação da Fundação Tide Setubal, com a busca pela valorização da produção local, a ampliação do repertório dos moradores, com aumento de ofertas culturais no território, e a conexão de São Miguel com outras regiões da cidade.

Essa diretriz perpassa a programação cultural realizada durante todo o ano, no Galpão de Cultura e Cidadania, no Clube da Comunidade Tide Setubal e nas ruas e praças do bairro. Em 2012, foram quatro edições do Sarau Jovem, quatro edições do Cinema no Galpão de Cultura e Cidadania, dois no CDC Tide Setubal, além dos tradicionais Encontro de Hip Hop, na sua sexta edição, e o Encontro de Cultura Caipira, com três dias de programação e a participação de mais de 6 mil pessoas.

O olhar para o acesso à cultura também implica um compromisso com a ampliação do conhecimento e circulação dos jovens, realizada pelos diferentes núcleos da Fundação. Neles, a circulação pela cidade, com visitas à Avenida Paulista (Parque Trianon, Masp, Itaú Cultural), a parques, exposições, peças de teatro, bibliotecas e espaços públicos, conecta os jovens às opções culturais que a cidade oferece.